Para celebrar o dia 17 de abril, Dia Nacional da Botânica, o Inhotim oferece ao público um pedaço de seus jardins ao alcance das mãos:  imagens das nossas espécies como fundo de tela para celular.


Por trás de cada foto, existe muita história. Confira o nome científico e popular destas espécies, além de informações curiosas sobre o papel dessas plantas no nosso cotidiano. As fotos, produzidas pelo fotógrafo João Marcos Rosa, nos deixam mais próximos do Inhotim e da natureza. 

Gengibre ornamental

Zingiber spectabile

Possui propriedades medicinais comprovadas, como, por exemplo, a sua ação antimicrobiana. Em inglês ele é conhecido como "gengibre colmeia" (Beehive ginger), uma vez que sua inflorescência possui uma interposição de flores em espiral. É muito utilizada em arranjos, devido à durabilidade de sua estrutura floral.

Download

Aguapé

Eichhornia crassipes

Muito comum em todo Brasil, o aguapé é uma planta aquática da Amazônia e se destaca pela beleza de suas flores. No entanto, em águas poluídas essa espécie se multiplica com rapidez, podendo tomar todo o espelho d'água.




Download

Antúrio

Anthurium amnicola

Na natureza, seu crescimento acontece entre as pedras na beira de rios e matas ciliares do Panamá. Pode produzir até oito inflorescências por ano. Além disso, a beleza e fragrância dessas flores torna a espécie muito querida para o cultivo dentro de casa.



Download

Cica-sagú

Cycas circinalis

Ameaçada de extinção, a Cica-sagú, embora possa ser confundida com uma palmeira, pertence à família das Cicadáceas - uma das mais antigas do planeta. Na Índia, de onde é originária, o miolo do seu caule e suas sementes são utilizadas na alimentação.


Download

Filodendro mayoi

Philodendron mayoi

Espécie brasileira nativa do Distrito Federal, recebeu o nome em homenagem ao importante botânico Simon Mayo, pesquisador da família das Aráceas. Pode ser cultivado de forma rasteira ou trepadora. De fácil cultivo, prefere luz filtrada, solo orgânico leve e bem drenado.


Download

Inhame

Colocasia esculenta

Comum no mundo tropical, ele é originário da Índia e tem sido cultivado há mais de 10.000 anos; uma das primeiras espécies a serem inseridas no cotidiano do ser humano. Suas folhas, que variam entre tons de verde e roxo, são muito utilizadas na ornamentação.


Download